RISOTTO de Porcini

RISOTTO de Porcini

1,5l de água
1 maço de ervas frescas (sálvia, alecrim, orégano)
Sal
500 g de cogumelos porcini fresco
2 dentes de alho
1 pimentão seco
1 cebola branca
400 g de arroz Carnaroli
Parmigiano ralado
Salsa fresca
Faça o caldo para cozinhar o risoto de cogumelos: não é um caldo de legumes comum, é feito apenas com um punhado de ervas frescas. Ferva a água com uma boa pitada de sal e o maço de ervas frescas por 5 minutos, depois coar e reservar.
Limpe os cogumelos frescos e pique-os.
Aqueça algumas colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem em uma frigideira com dois dentes de alho e o pimentão seco. Quando o alho ficar dourado, adicione os cogumelos. Se você usar o cogumelo congelado, adicione-os na panela sem descongelar.
Cozinhe os cogumelos por 10 minutos até ficar macio e reduzir o líquido que eles vão produzir.
Tempere com sal e reserve.
Em uma panela grande refogue a cebola em rodelas finas com algumas colheres de sopa de azeite extra virgem em fogo baixo.
Despeje o arroz e mexa sempre, até ficar transparente.
Adicione uma concha de caldo e mexa o arroz até que seja absorvido.
Continue adicionando conchadas de caldo das ervas, mexendo vigorosamente e permitindo que cada concha de caldo seja absorvido antes de adicionar a seguinte. Isso levará uns 15 minutos.
Agora adicione os cogumelos, mexa bem para misturar todos os sabores e cozinhe por mais 5 minutos, adicionando mais caldo se necessário.
Quando o arroz estiver al dente, retire-o do fogo, acrescente algumas colheres de Parmigiano ralado. Sirva com salsinha fresca picada.